CONTEXTO
A região do Entre o Douro e Vouga é uma região essencialmente florestal em que anualmente a área ardida aumenta. Temos de evitar esta calamidade, protegendo as nossas florestas.

A limpeza das florestas pelos seus proprietários traz custos relevantes e uma grande dificuldade no encaminhamento dos resíduos resultantes dessa limpeza, que acabam por ser abandonados ou queimados nas propriedades.

SOLUÇÃO
Criação de ecopontos florestais perto das populações, com o propósito de recolher e encaminhar para destino adequado a biomassa florestal da região. Desta forma a população e autarquias reduzem custos na gestão de resíduos, sendo mais fácil cumprir a legislação e evitar multas pela falta de limpeza da floresta.

QUE BIOMASSA FLORESTAL
Restos de limpeza da floresta (madeiras, troncos, cascas, cepos, ramos, mato) e de pequenas propriedades e jardins (podas, cascas, folhas, ramos, restos de madeira, etc.)

FUNCIONAMENTO
Os proprietários fazem a apanha dos seus resíduos de biomassa e transporte para o ecoponto da freguesia, posteriormente, esses resíduos são tratados e valorizados.



A população tem desta forma, locais adequados para depositar os seus resíduos de biomassa, sem custos, em ecopontos perto de si.